quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Darwin e o misterioso Mr. X: a origem verdadeira do Origem das Espécies

Embora tenha falecido há 150 anos atrás, Charles Darwin, mais conhecido como o autor do Origem das espécies (1859), ele ainda é assunto regular de livros, programas de TV, artigos de revistas e, é claro, websites.

Mas quais são as origens verdadeiras do Origem das espécies? Foi resultado exclusivo das pesquisas de Darwin, ou outras influências estavam em ação?

Por que Charles Darwin levou mais de 20 anos para publicar suas ideias sobre a evolução? E o que realmente motivou Darwin a escrever finalmente sua magnum opus?

Esta história não é apenas de um homem, mas de quatro:
















Charles Darwin














Edward Blyth














Charles Lyell














Alfred Wallace

Cada um deles desempenhou um papel crucial no desenvolvimento, e na publicação eventual do Origem das espécies, mas talvez não aqueles papeis com os quais você está familiarizado.

Saiba mais sobre o lado cinzento de Darwin e outros evolucionistas que a historiografia mainstream não quer que você saiba lendo:



















Darwin and the Mysterious Mr. X, de Loren C. Eiseley (1907-1977), um antropólogo evolucionista, e o site Charles Darwin - The Truth?, de Andrew Bradbury, professor aposentado de história.




Faça download gratuito do livro The Darwin Conspiracy, de Roy Davies, sobre a acusação que pesa até hoje de que Darwin plagiou as ideias de Alfred Russel Wallace sobre a seleção natural, forçando-o a escrever o longo abstract que ficou conhecido como Origin of species.










[Introdução levemente modificada do site de Andrew Bradbury]