quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Darwin e o misterioso Mr. X: a origem verdadeira do Origem das Espécies

Embora tenha falecido há 150 anos atrás, Charles Darwin, mais conhecido como o autor do Origem das espécies (1859), ele ainda é assunto regular de livros, programas de TV, artigos de revistas e, é claro, websites.

Mas quais são as origens verdadeiras do Origem das espécies? Foi resultado exclusivo das pesquisas de Darwin, ou outras influências estavam em ação?

Por que Charles Darwin levou mais de 20 anos para publicar suas ideias sobre a evolução? E o que realmente motivou Darwin a escrever finalmente sua magnum opus?

Esta história não é apenas de um homem, mas de quatro:
















Charles Darwin














Edward Blyth














Charles Lyell














Alfred Wallace

Cada um deles desempenhou um papel crucial no desenvolvimento, e na publicação eventual do Origem das espécies, mas talvez não aqueles papeis com os quais você está familiarizado.

Saiba mais sobre o lado cinzento de Darwin e outros evolucionistas que a historiografia mainstream não quer que você saiba lendo:



















Darwin and the Mysterious Mr. X, de Loren C. Eiseley (1907-1977), um antropólogo evolucionista, e o site Charles Darwin - The Truth?, de Andrew Bradbury, professor aposentado de história.




Faça download gratuito do livro The Darwin Conspiracy, de Roy Davies, sobre a acusação que pesa até hoje de que Darwin plagiou as ideias de Alfred Russel Wallace sobre a seleção natural, forçando-o a escrever o longo abstract que ficou conhecido como Origin of species.










[Introdução levemente modificada do site de Andrew Bradbury]

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DarwinLeaks debuta no exterior

O blog DarwinLeaks foi para a blogosfera no dia 20 de dezembro de 2010, mas já chamou a atenção de leitores fora do Brasil:

Source/Fonte: ClustrMaps

e recebeu destaque no maior blog no mundo sobre Design Inteligente:


DarwinLeaks: New blog aims to leak Darwin stories, no jail time anticipated

e de outros blogs ultradarwinistas:


1. Whewell's Ghost

2. Anti.evolution.org

Ora, se agradou os gregos e desagradou os troianos, isso é uma indicação de que o DarwinLeaks está no rumo certo: desvelar o que a historiografia corrente não ousa revelar -- o lado cinzento do modus operandi de Darwin e seus discípulos, porque comprometida por uma agenda ideológica que depõe contra a verdadeira objetividade historiográfica das pesquisas.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Por que a correspondência entre Mivart e Darwin ainda não foi publicada online?

St. George Jackson Mivart (1827-1900), anatomista, foi um ex-protegé de Thomas Huxley, fez parte do círculo íntimo de Darwin, recomendado para ser Fellow of the Royal Society (FRS) por Darwin e outros, foi e é uma figura incômoda para Darwin e os seus discípulos desde 1859. 

Ao contrário do afirmado pela Historiografia convencional de que as críticas feitas à teoria de Darwin foram religiosamente motivadas, as críticas de Mivart foram científicas. Essas críticas publicadas anonimamente (era costume da época) nos jornais e revistas , e compiladas no livro Genesis of Species (1871) [Download grátis: 4.4 MB] forçaram Darwin revisar pela última vez o Origem das Espécies (1872).

Darwin escreveu e recebeu milhares de cartas. Há até um projeto online sobre sua correspondência: Darwin Correspondence Project. Durante o mestrado em História da Ciência feito na Pontifícia Universidade Católica - SP entre 2006-2008, este blogger tentou junto a este projeto, o acesso à correspondência de Mivart e Darwin. Resposta dos responsáveis: "Esta correspondência não está liberada". Perguntei quando estaria? Não souberam precisar quando estaria liberada.

Hoje, dia 22 de dezembro de 2010, causa espanto acessar a correspondência entre Mivart e Darwin e encontrar esta resposta:


The full text of this letter is not yet available online. 

[O texto completo desta carta ainda não está disponível online]

Como historiador de ciência em formação àquela altura, eu esperava ter acesso como soi ocorrer entre universidades, instituições e organizações científicas. Nada disso valeu. Não pude elaborar uma dissertação de mestrado do jeito que esperava realizar, pois esta correspondência poderia mostrar como que a primeira controvérsia científica na qual Darwin se envolveu e se empenhou direta e indiretamente (o capítulo que escrevi: A retórica invisível de Darwin não foi acolhido) se desenvolveu.

Por que a Nomenklatura científica não libera online a correspondência entre Mivart e Darwin? A ciência não é a busca pela verdade? O cientista não segue as evidências aonde elas forem dar? Manter sigilo do conteúdo desta correspondência é um grande desserviço à História da Ciência, e o blog DarwinLeaks tem a obrigação de tornar isso público.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

DarwinLeaks

O que é o DarwinLeaks? Assim como o WikiLeaks vazou documentos oficiais comprometedores das autoridades políticas internacionais, revelando o modus operandi por detrás dos bastidores, o DarwinLeaks se propõe fazer o mesmo com Darwin e seus discípulos abordando temas que a Historiografia mainstream não ousa abordar de 1859 até o século 21.

Torçam por mim, para que eu não seja preso como o Julian Assange, mas se for, Darwin irá para o banco dos réus junto comigo. Quem viver, verá!